quinta-feira, 14 de abril de 2011
A escola como agente da cidadania
Na 4ª edição do Prêmio Construindo a Nação, realizada na manhã de ontem (5), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), 40 escolas se inscreveram. Um recorde na trajetória do evento, que começou com quatro participantes.
Neste ano, as instituições vencedoras – Afonso Pinto de Medeiros (educação infantil); Centro Educacional Marília Sant’ana (ensino fundamental); Heloísa Mourão Marques (ensino médio); Serafim da Silva Salgado (educação de jovens e adultos) – realizaram projetos que contemplaram o uso racional de energia, o cuidado com o meio ambiente e a qualidade de vida da comunidade.
“O objetivo deste prêmio é reconhecer, valorizar e mostrar como exemplo as ações e projetos que as escolas realizam com a participação ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde estão inseridas”, explicou Gisélia Belmina Beserra, gerente de educação do Sesi/AC.
Ela comemorou a evolução da participação das escolas no prêmio ao longo dos últimos quatro anos, parabenizando todos os dirigentes que acolheram a proposta, cuja premissa é aprendizagem e busca incessante de alternativas para tornar a escola mais agradável.
“Sintam-se todos vitoriosos, pois como diz o educador Paulo Freire, ‘não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão’”, declarou Gisélia.
EMOÇÃO
A diretora da Escola Heloísa Mourão Marques, Osmarina Catarina Montrezol, emocionou-se ao receber o prêmio de melhor projeto do ensino médio: 3ª Cicleata, Esporte e Educação para Inclusão. “Dedico esse prêmio ao empenho dos alunos e convido a todos a também participar de projetos que melhorem a vida da sua comunidade”, afirmou.
Assim como ela, a diretora da Escola Serafim Salgado, Lúcia Maria de Melo, também dedicou o prêmio aos alunos do EJA, em sua maioria colaboradores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).
A tribuna- Rio Branco - Acre, Quinta-Feira, 14 de abril de 2011. 8:49h
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário